+55 (11) 2564.7471
ISO 9001 o que muda na versão 2015 - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 o que muda na versão 2015

Gisberto Werninghaus  |  ISO, 9001, 2015, SGQ, qualidade, Sistema de gestão  |  segunda-feira, 25 de maio de 2015

Existem muitas tentativas de apresentar a atualização da ISO 9001:2015 e assustar os atuais Empresários com certificado ISO 9001:2008.

Aqui vai mais uma forma de ver esta atualização:

O fato da não obrigatoriedade de um Manual de Gestão da Qualidade e do Representante da Direção não tira a responsabilidade de ter o que na versão 2008 já era abordado como itens obrigatórios no manual.  Felizmente esta alteração vai acordar às direções de empresas e acabar com a cópia da norma chamando isto de manual. A Q-Max do Brasil considera a contextualização da organização com definição da estratégia no: escopo, visão, missão, politica da qualidade, visão do futuro para a organização, seu ramo e ambiente que participa uma prioridade para estabelecer objetivos e metas plausíveis.

A análise de risco é mencionado por muitos "artistas" como sendo a "bola da vez", só porque a ISO 9001 agora menciona uma norma "ISO 31000" que pode ser seguida, parece que um novo bicho papão ou dragão foi liberado. Para os Empresários que fazem uma análise critica da direção e desdobram esta até chão da fábrica já tem uma análise de risco com outro nome; agora que sempre fez nas coxas vai ter que se esforçar mais para se enganar o auditor que conhece ferramentas de gestão. "O bom mentiroso é aquele que toma sua mentira como verdade!" veja também nossos artigos sobre risco.

Uma boa ferramenta para ajudar na análise crítica é o SWOT onde uma análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças já é largamente utilizado pelos Marketings, Financeiros e TI. Na gestão da qualidade é utilizada uma ferramenta chamada FMEA que não deixa de ser uma análise de risco. Para as empresas que gastam no FEMEU vão continuar gastando ao invés de investir e ter rum retorno com aplicação de ferramentas cabíveis.

Para agora por último, aos colegas que acham que a direção vai ter maior responsabilidade e não pode se esconder nas auditorias sendo realmente auditados, mero engano, os Empresários sérios e comprometidos vão sim saborear algo que já estão praticando tendo a disponibilidade de outras ferramentas mais divulgadas, os outros vão continuar se ludibriando.

Afinal uma empresa tem a cara de seu dirigente. Veja os exemplos, Petrobras, Banco do Brasil, indústrias de nome seja nos ramos: alimentícios, bebidas, perfumaria, automotivos, eletrônicos, comunicação e entre outras. Grandes empresas, no sentido de reconhecidas independente do tamanho, são gerenciados por grandes Empresários, no sentido de visionários / gestores.

Abaixo mostramos quadro ilustrativo das paridades entre a norma atual e a nova versão. A paridade numérica é anexo da ISO, isto não significa que o conteúdo tenha sido mantido mas que trata do mesmo assunto.

 

Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.