+55 (11) 2564.7471
Seminario em Responsabilidade Civil Pelo Produto - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

Seminario em Responsabilidade Civil Pelo Produto

Gisberto Werninghaus  |  responsabilidade Civil pelo Produto  |  sexta-feira, 5 de junho de 2015

Peças de segurança ou Report ou D / TLD ou MS / MZ, etc.
Responsabilidade civil - montadoras = IATF 4.4.1.2
 
PSB - Gestor de segurança no produto - PSB ProduktSicherhitsBeauftragter
 
Por se tratar de um requisito específico das montadoras e este seminário a partir de 2014 fora adaptado pela VW e VAD-QMC Alemanha a Q-Max do Brasil dentro da ética profissional retirou seu curso do mercado indicando a realização do treinamento "PSB Gestor em responsabilidade civil pelo produto", realizado pelo IQA - Instituto de Qualidade Automotiva - site IQA.org.br tel 5091.4545 ramal 1 (treinamento) representante da VDA-QMC no Brasil.
 
Histórico: em função do impacto que os veículos automotores se tornaram no mundo para a movimentação de pessoas e coisas também vieram os danos causados por estes veículos. Com isso a preocupação com a "responsabilidade civil pelo produto automotivo" tornou-se objeto de atenção dos meios jurídicos.
Em 1968 nos Estados Unidos da América - USA com o  Strict Liability – Cal. Supreme Court: Greenman / Yuba Power Products se deu o incio a legislação pertinente; seguido pela Europa em 1986, Diretriz de Responsabilidade Civil - 85/375/EG; Índia em 1986 compensação de produtos com defeito; Brasil 1990 CDC - Código de defesa do consumidor Lei 8.078 11/09/1990; na China em 2000 Tort Liability Law em conexão com a lei de qualidade do produto.
Ocorrências na qualidade nos processos produtivos de peças, acessorios e veiculos do mercado automotivo geradores de alguns Recall's (Ação de campanha) e a mudança de responsabilidade sobre o projeto e produção de materiais, peças e conjuntos automotivos desperta a necessidade do envolvimento das montadoras, fornecedores e profissionais da rede de produtos para um maior entendimento esta matéria.
 
Treinamento
Objetivo: Proporcionar aos participantes conhecimento da responsabilidade civil pelo fato do produto e capacitação para “produção de provas” cabíveis, sem novos registros e possível análise crítica da atual documentação e o atendimento de provas legalmente prescritas ou conveniadas em contratos.
 
O que é: revisão concisa da teoria vista em meios acadêmicos voltado para o atendimento da Responsabilidade Civil pelo Fato do Produto no Código de Defesa do Consumidor CDC – lei 8.078 11/09/1990 e sua aplicação na análise crítica dos registros da rede de fornecedores automotivos e sistemas de gestão VDA, ISO, IATF, QSB, etc.
 
O que não é: apresentação acadêmica da teoria do Direito e Responsabilidade Civil pelo Produto embasada em teorias e legislação.
 
Conteúdo:
Direito Civil sua base e abrangência,
Introdução ao direito civil,
Código de Defesa do Consumidor – CDC:
          Responsabilidade na rede de fornecimento,
          Ciclo de vida do produto,
          Produção da prova,
Chamadas e Campanhas (recall)
          Inversão do ônus da prova.
Requisitos específicos das Montadoras
Ciclo de vida do produto,
Relação com os Sistemas de Gestão VDA 6x, IATF 16949, QSB,
Registros (produção de prova) na cadeia automotiva:
          Análise crítica, melhorias e aprovação,
          Responsabilidades e tempo de retenção,
          Forma e local de retenção: físico, virtual, nuvem,
          Rastreabilidade: documentação / produto / serviço.
Processo de produção – avaliação e pontos críticos:
          Avaliação da documentação no processo:
                   SOP, durante a série, OutOP e reposição,
                   Validade de registros,
Assistência Técnica – análise de produto no campo:
                   Avaliação dos produtos em garantia,
                   Análise e registros de laboratório.
Avaliação dos processos para a conformidade legal.
 
Palestrante:
Gisberto Werninghaus – Pós em Direito Ambiental - SENAI; Tecnólogo em Usinagem e Produção - USFSA; Administrador de Negócios – ESAN FEI; Avaliador Líder – KGB RAB; Instrutor de: sistemas de gestão VDA6.x, ISO TS 16949, ISO 14001, avaliador de processo VDA6.3, avaliador de produtos VDA6.5, FPP VDA 2,  – VDA QMC; Auditor de Sistemas de Gestão para Organismo de Certificação Credenciado Internacional ISO, KBA, Produto port.301; Experiência ~40 anos  em indústria automotiva nas áreas de: compras; avaliação de amostras – material, dimensional, durabilidade e funcional; recebimento; logística; produção peças e montagem; inspeções e controles – recebimento, montagem, processo, fabricação, expedição; audits produto final e componentes; avaliação de veículos 0Km e rodagem; desenvolvimento de produto; ensaios dinâmicos e estáticos a nível internacional Brasil, Alemanha, USA e legislação automotiva Européia; Train of Trainer avaliadores de processos TÜV Alemanha, Qualificado com conhecimento e aplicação prática em Responsabilidade Civil pelo Fato do Produto e Código de Defesa do Consumidor. 
 
Por se tratar de um requisito específico das montadoras e este seminário a partir de 2014 fora adaptado pela VW e VAD-QMC Alemanha a Q-Max do Brasil dentro da ética profissional retirou seu curso do mercado indicando a realização do treinamento "PSB Gestor em responsabilidade civil pelo produto", realizado pelo IQA - Instituto de Qualidade Automotiva - site IQA.org.br tel 5091.4545 ramal 1 (treinamento) representante da VDA-QMC no Brasil.
 
Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.