+55 (11) 2564.7471
Abordagem do processo - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

Abordagem do processo

Gisberto Werninghaus  |   |  sábado, 23 de abril de 2016

A abordagem de processo é a avaliação de uma organização (empresa de transformação ou de serviços) por partes!

Toda organização é um macro processo composto por vários processos menores com muitas subdivisões esta interpretação não é nova, nos já discutíamos estas fases de cada processo ha muitos anos, a ISO série 9000 veio dar enfase nesta matéria a partir de 2000.

notamos que até hoje ha uma certa dificuldade do tratamento desta forma de avaliação, aqui pretendemos olhar para a forma simples de entende a abordagem por processo.

didaticamente, todo processo é composto por várias atividades para gerar um resultado final, aqui listamos alguns do nosso dia a dia:

laser / prazer - esporte, alimentação, festas, confraternização, encontro com amigos, viagens, apreciação de um panorama, museus, cinema, teatro, jardins, clube

trabalho / atividade produtiva - transformação de madeira, aço, ouro, couro, papel, termoplástico, e outros produtos em peças com utilidade para facilitar outras atividades produtivas.

movimentação - dirigir bicicleta, motocicleta, automóvel, caminhão, ônibus, trator e outros equipamentos!

analisando estas modalidades de processo podemos dizer que qualquer coisa que fazemos do mais simples para o mais complexo sempre teremos fatores que vão influenciar no resultado, que são:

capacidade / habilidade de realizar alguma atividade - para uma caminhada precisamos andar!

equipamentos / máquinas que nos facilitem a movimentação - para comer é necessário ter as mãos, talheres etc.

procedimentos / instruções que nos ensinam com base no aprendizado de outros - a princípio os pais são os que nos mostram os primeiros procedimentos por exemplo andar - 1. ficar em pé - precisa estimular os músculos da perna e corpo; 2. equilibrar em um pé depois colocar o outro para frente; 3. fixar equilíbrio no pé da frente depois levantar o outro e trazer para frente!

medir os resultados estímulo para saber se podemos continuar ou devemos melhorar algum procedimento / capacidade / equipamento, por exemplo andar - 1. parabéns consegui, vivaaa!  2. ops, ainda não deu vamos tentar de novo, agora com os dois ....

ações de melhoria contínua na medição já foram colocadas as ações, como isto nem percebemos, então as medições e ações se confundem, por exemplo andar no 2. ... agora com os dois ...! isto mesmo na vida real as coisas são tão rápidas e naturais que nem percebemos todos os passos de um processo!

Agora que temos todos os elementos de um processo precisamos ainda olhar para dois requisitos que levam ao resultado da atividade da organização / processo em foco resultado do processo.

Em uma organização / empresa de transformação ou serviços o resultado do processo é chamado de SAÍDA e os insumos para a realização das atividades são chamadas de ENTRADA.

ENTRADA - a entrada de um processo são todos os produtos que vão fazer parte do produto ou serviço final, ou seja tudo que entra sai.

SAÍDA - a saída de um processo são todos os produtos ou serviços resultantes em forma de produto ou serviço.

Para ilustrar melhor podemos observar um bichinho que todos conhecemos - um bípede ou seja passarinha - pela ENTRADA boca entra a comida e pela SAÍDA temos os ovos e os resíduos. No caso os ovos são o que o cliente quer! Neste processo não podemos esquecer que também entram produtos que são consumidos pelo processo, dão energia a ele, estes apesar de entrar na boca do nosso bichinho vamos separar como recursos materiais!

Montando o fluxo de um processo!

 

Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.