+55 (11) 2564.7471
Limpeza técnica - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

Limpeza técnica

Gisberto Werninghaus  |   |  quarta-feira, 29 de junho de 2016

Inspeção de Limpeza Técnica!

Um assunto até agora pouco conhecido no mundo automotivo brasileiro, que esta tomando forma em função da tecnologia embarcada que nossos veículos estão adquirindo!

Tecnologia não sómente em termos de comandos eletrônicos mas em termos de potencia e desenvolvimentos em sistema de freios sofisticados, ar condicionado, injeção eletrônica, turbos aumentando a potência dos veiculos!

Esta nova tcnologia nos obriga a tomar medidas de controle mais sofisticados e um dos requisitos cada vez mais solicitado é a quantidade de partículas presentes nestes sistemas.

como exemplo da pratica:

1. quem gostaria que em um dia de calor o ar condicionado deicha de funcionar por uma particula metálica ter danificado um rolamento ou mancal ou entupido uma válvula.

2. por ter uma particula dentro do sistema de freio em uma aplicação de emergencia, frenagem rápida, esta particula que conviveu tanto tempo dentro do sistema sendo movido de um lado para outro venha se alojar em uma das válvulas ou capilar do sistema tornando o mesmo inperante e katshabum + um acidente para a estatística.

3. você que tem um 1.0 com potencia de 1.8 de repente por uma particula o turbo do motor derrete por causa de uma particula no sistema de lubrificação!

4. com o aumento de sircuito eletricos, particulad podem grar transferencia de energia ou ate mesmo curto circuito danificando todo o sistema e iniperante aquilo que dele depende!

Estes são alguns dos motivos que nos levam a ter a necessidade (requisito) do controle e monitoramento de particulas dentro das peças fornecidas para os sistemas de veículos automotivos - automóveis, õnibus, caminhões, tratores, empilhadeiras, transportes fora de estrada, trens, emplementos agrícolas e outros veículos.

É conhecida a técnica de isolamento e análise de particulas ao microscópio para dimensionar o tamanho e possivel origem destas partículas. A base para a extração e avaliação é bastante simples e conhecida ha muito tempo basta ter para isto um equipamento de laboratório (vidraria / filtro / deluentes / bomba de vácuo, estufa, etc) e um microscópio para analise e editoração de um relatório!

É necessário tambem pessoal qualificado para tomada das amostras, elaboração da análise e avaliação dos resultados.

Antes disto o conhecimento de engenheiros e técnicos de avaliação dos produtos antes de serem colocados no campo (vendidos) devem ter conhecimento dos possiveis danos que estas particulas possam causar e registrar em desenhos ou normas técnicas a necessidade e carcteristicas das particula nocivas ao sistema.

 

 

Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.