+55 (11) 2564.7471
P2 Gestão de Projetos - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

P2 Gestão de Projetos

Gisberto Werninghaus  |  VDA 6.3 P2  |  sábado, 17 de junho de 2017

P2 - Gestão de projetos (produto)

Para o desenvolvimento de um produto seja o veiculo completo ou suas partes (peças) é necessário uma equipe preparada para esta tarefa.

Tudo começa com a avaliação do mercado onde será utilizado o produto assim como a expectativa dos compradores finais - proprietários de veículos. Nesta fase não podemos esquecer dos requisitos legais e regulamentares do transito e segurança nas vias públicas.

Dentro do processo de avaliação da VDA 6.3 isto é tratado no elemento P2 que é composto de 7 questões!

Antes de entrar nos requisitos vamos dar uma olhada na excencia do processo:

Estrutura geral dos veículos

A base do veículo automotivo começa com o chassi: É necessário realizar o alinhamento do chassi, reforça-lo, ajustar a carroceria e a suspensão do mesmo. A partir desta estrutura, são formadas as peças e ferramentas, que levam em sua combinação o uso de parafusos, roscas, porcas, cupilha, chavetas, eixos entalhados, rebites, polias, engrenagens, correntes, mancais, martelos, punções, torquímetro, machos, cossinetes, prensas, morsas e ferramentas especiais.

Em seguida, são adaptados os sistemas de direção, que contam com a montagem de engrenagens, sistemas convencionais, amortecedores de direção, ajustes, ligações da direção, bombas de óleo e direção hidráulica. No sistema de freios, entram em ação a combinação de comandos hidráulicos, freios mecânicos, sistemas hidráulicos, cilindros, freios, entre outros – estes elementos, em conjunto, sendo fundamentais para a conversão da energia mecânica e da análise de atrito que coordenará a movimentação do veículo.

Entre a linha de suspensão, as molas e amortecedores, de todos os tipos, são colocados junto à estrutura do carro, garantindo funções amortecedoras, estabilizadoras e independentes.

Na ordem de rodas e pneus, são posicionadas válvulas, pneus, estepes e vários outros elementos para garantir a movimentação saudável do veículo.

Estrutura geral dos veículos

TEXTO E FIGURA acima DISPONIVEL EM 17/06/2017 NO SITE 
HTTPS://WWW.IPED.COM.BR/MATERIAS/COTIDIANO/ESTRUTURA-GERAL-VEICULOS.HTML

 

Uma vez entendida a estrutura geral de veículos vamos para a aplicação na prática.
Cada processo tem inicio na gestão de projeto, seja no desenvolvimento de produto próprio ou o recebimento de desenhos com requisitos determinados pelos clientes ou casa matriz.

No caso de receber os desenhos o P2 tem a responsabilidade de identificação dos documentos principais e complementares para Desenvolvimento do Processo e Produto. Esta função pode ser integrado no departamento de vendas / comercial ou seja de contato com o cliente.

Entradas: tipo de veículo / aplicação, modelos, peças, motor, cambio, rodas, bancos, acabamento interno, requisitos legais e estatutários (leis, normas, etc), ambientais, saude e segurança, etc.

Conteúdo do trabalho: Procedimentos, instruções de trabalho e métodos;

Requisitos humanos: Conhecimento de produtos

Requisitos materiais: Recursos e estrutura de escritório; equipamentos informatica (HW e SW).

Monitoramento / eficácia: tempo de realização, volume de entrada e realizados

Saída: RGA, APQP, desenhos, requisitos legais e estattários a serem atendidos. 

Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.