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ISO 9001 req. 4.3 Determinando o Escopo do SGQ - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 4.3 Determinando o Escopo do SGQ

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

4.3 Determinando o Escopo do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

A organização deve determinar os limites (restrições) e a aplicabilidade do  Sistema de Gestão da Qualidade para estabelecer o seu escopo.

Ao determinar esse escopo, a organização deve considerar:

  1. as questões externas e internas referidas em 4.1;
  2. os requisitos das partes interessadas pertinentes referidos em 4.2;
  3. os produtos e serviços da organização.

A organização deve aplicar todos os requisitos da ISO 9001, se eles forem aplicáveis no escopo determinado do seu Sistema de Gestão da Qualidade.

O escopo do Sistema de Gestão da Qualidade da organização deve estar disponível e ser mantido como informação documentada.
O escopo deve declarar os tipos de produtos e serviços cobertos e prover justificativa para qualquer requisito da ISO 9001 que a organização determinar que não seja aplicável ao escopo do seu Sistema de Gestão da Qualidade.

A conformidade com a ISO 9001 só pode ser alegada se
os requisitos determinados como não aplicáveis não afetarem a capacidade ou a responsabilidade da organiação de assegurar a conformidade de seus produtos e serviços e o aumento da satisfação do cliente

4.3 Determinar o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade

A intenção desta subseção é determinar os limites do Sistema de Gestão da Qualidade para quê ele seja definido de uma forma a ajudar a satisfazer os Requisitos da Organização e os Resultados pretendidos do Sistema.

Para ISO 9001: 2015, 4.3 o escopo deve ser estabelecido com base de em:

a) questões externas e Internas, do conforme determinado pelos requisitos da ISO 9001: 2015, 4.1;

b) requisitos do sistema operacional pertinentes das partes interessadas relevantes (tais como reguladores e de Clientes), determinado em conformidade requisitos com a ISO 9001: 2015, 4.2;

c) produtos e serviços fornecidos pela Organização.

Ao determinar o escopo, a Organização também deve estabelecer os limites do Sistema de Gestão da Qualidade, considerando questões como:

- a infra-estrutura da Organização;
- diferentes locais e atividades da Organização; 

- políticas e estratégias comerciais;
- funções centralizado ou de fornecido externo, atividades, processos, produtos e serviços.

Requisitos da ISO 9001 são considerados aplicáveis a menos que eles não tem um efeito sobre a capacidade da organização para fornecer um produto ou prestar serviço que atenda aos requisitos ou por sua melhoria da satisfação do cliente.

Ao determinar a aplicação dos requisitos da Norma ISO 9001, a Organização deve considerar cada requisito (exigência) individualmente, e não apenas decidir que uma cláusula (item) não é aplicável.
Às vezes, alguns dos requisitos podem ser aplicáveis ou não em uma cláusula, ou todos os requisitos de uma cláusula pode ou não ser aplicável.

O âmbito de aplicação deve ser mantido como informação documentada. O escopo deve incluir detalhes sobre os produtos e serviços abrangidos. Também deve incluir justificativa para qualquer parágrafo ou requisito que são determinados como não aplicável.  A informação documentada pode ser mantida em qualquer método que a Organização determina para satisfazer suas necessidades, Tais como manual ou eletrônico ou site.

4.3. 1 Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade - suplemento

Funções de suporte sejam no site ou remotas (tais como centros de projeto e sedes corportivas e centros de distribuição) devem ser incluidas no escopo do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

A única exclusão permitida para esta norma de SGQ Automotiva relaciona-se com os requisitos de projeto e de desenvolvimento de produto da ISO 9001, Seção 8.3. A exclusão deve ser justifcada e mantida como informação documentada (ver ISO 9001. Seção 7.5). 

As exclusões permitidas não incluem o projeto do processo de manufatura. 

4.3.2 Requisitos especificos do cliente 

Os requisitos específicos do cliente devem ser avaliados o incluídos no escopo do sistema de gestão da 
qualidade da organização.

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