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ISO 9001 req. 5.1.1 Liderança e Comprometimento para o SGQ - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 5.1.1 Liderança e Comprometimento para o SGQ

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

5.1Liderança e Comprometimento

5.1.1 Liderança e Comprometimento para o Sistema de Gestão da Qualidade

A alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento, com respeito ao Sistema de Gestão da Qualidade:

  1. assumindo a responsabilidade pela eficácia (4.1, 4.2, 4.3, 6.2) do Sistema de Gestão da Qualidade;
  2. assegurando que a política (5.2) e os objetivos da qualidade (6.2) são estabelecidos para o Sistema de Gestão da Qualidade e são compatíveis com a estratégia da direção e o contexto da organização;
  3. assegurando que a política da qualidade é comunicada, entendida e aplicada (5.2) dentro da organização;
  4. assegurando a integração dos requisitos (4.2, 4.3, 4.4) do Sistema de Gestão da Qualidade nos processos do negócio da organização;
  5. promovendo a conscientização da abordagem de processo (4.3);
  6. assegurando que os recursos necessários (7.1) para o Sistema de Gestão da Qualidade estão disponíveis;
  7. comunicando a importância de uma gestão da qualidade eficaz (9.3) e da conformidade com os requisitos (6.2) do Sistema de Gestão da Qualidade;
  8. assegurando que o Sistema de Gestão da Qualidade atinge os resultados esperados(9.3);
  9. envolvendo, orientando e apoiando as pessoas (5.3) que contribuem para a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade;
  10. promovendo a melhoria contínua (ISO série 9000);
  11. apoiando outras funções relevantes de gestão (5.3), para demonstrar sua liderança no que se aplica às suas áreas de responsabilidade.

NOTA  A referência a “negócios” nesta norma internacional pode ser interpretada para significar amplamente aquelas atividades que são foco do propósito da existência da organização; se a organização for pública, privada, com ou sem fins lucrativos.

 

Comentários:

Liderança: para entendimento são todas as pessoas com responsabilidade por processos ou atividades de outras pessoas! Alta direção são todas as lideranças reunidas!

Dentro destes princípios podemos dizer que a determinação das Autoridades e Responsabilidades nas Funções Organizacionais é a parte fundamental que os líderes devem definir! Uma organização deve ter este requisito muito bem determinado e os componentes devem estar aptos a assumir suas autoridades e responsabilidades atribuídas!

Aqui o livro com o título "Todo mundo é incompetente" cabe para uma reflexão das lideranças e coloquem muita energia na reflexão, por que não análise de risco, sobre as Autoridades e Responsabilidades lhe atribuídas. Não se sentindo competente para assumir determinada liderança seja profissional suficiente para declarar esta "incompetência" e trocar funções com colegas que possam estar com funções onde eles se declarem "incompetente" e você é altamente competente nesta função!
A liderança digamos "lidere dos líderes" ou "líderes dos líderes"  sempre teve a função de identificar isto, porém nem sempre é competente para esta responsabilidade mas não solicita ajuda a profissionais competentes nesta função!

Somos a favor da "dança das cadeiras (funções)" quando realmente somos competentes e capazes de assumir um cargo / posto na organização e no SGQ!

As evidências para este requisito estão espalhadas em outros requisitos! auditores - identifiquem as conformidades, cara crachá acabou!

 

5.1 Liderança e Compromisso

A intenção da presente seção e assegurar que a Alta Direção demonstrar Liderança e Compromisso, tomando papel ativo e envolvente, promovendo e garantindo comunicar e acompanhar o desempenho e a eficacia do Sistema de Gestão da Qualidade. Os caminhos que podem ser aplicadas são baseadas em varios fatores, como o tamanho e a complexidade de uma organização, estilo de gestão e cultura organizacional.

5.1.1 Geral

Para Uma Organização, "gestão de topo" PODE Incluir, Por Exemplo, o Executivo-chefe, Diretor, gerente-Geral, presidente, conselho de Administração, Diretores Executivos, Parceiro (s) de Gestão, Único Proprietário, Parceiro (s) e Altos Executivos / Gestores. A Alta Administração TEM o Poder de delegar Autoridade e fornecer Recursos Dentro da Organização. Se o escopo do Sistema de Gestão Abrange APENAS parte de Uma Organização, em SEGUIDA, a Gestão de topo se, comunique àqueles that Dirigir e Controlar ESSA parte da Organização.

Cada Organização TEM Diferentes Necessidades é Sua Própria Solução Específica Que Será decidida Pela Gestão de topo. E Importante Para a Gestão de topo Para garantir Que OS Processos do Sistema de Gestão da Qualidade da Organização São Integrados com OS SEUS Processos de Negócio.

Para ISO 9001: 2015, 5.1.1, balas a) aj), O Que inclui:

a) Alta Direção, deixando claro que entendem e são responsáveis pela eficacia do Sistema de Gestão da Qualidade, assumindo a responsabilidade por suas atividades e por ser capaz de explicar os resultados que são alcançados; embora certas autoridades e responsabilidades (ver ISO 9001: 2015, 5.3) pode ser delegada, uma responsabilidade permanece com a Gestão da Direção;

b) garantir que a Política de Qualidade (ver ISO 9001: 2015, 5.2) e Objectivos de Qualidade (ver ISO 9001: 2015, 6.2) são estabelecidos tendo em atenção à direção estratégica e contexto da organização; os objectivos da Politica de Qualidade e de Qualidade pode ser estabelecida ou revista durante reuniões de otina de gestão de direção, tais como aqueles itens de planejamento ou revisão das estratégicas de gestão;

c) assegurar que os Processos do Sistema de Gestão da Qualidade da Organização são integradas e gerenciadas dentro de seus Processos de negócios em geral, e não tratados como "add-on" atividades adicionalis ou atividades conflitantes;

d) promover uma abordagem de Processo e pensamento baseada no Risco, por exemplo: garantindo uma efetiva interação entre os processos, com uma abordagem sistemática projetado para atingir o fluxo eficaz de entradas e saídas e cooperação para enfrentar os riscos e oportunidades;

e) acompanhamento da atual carga de trabalho e horários e da projetada, para garantir que os recursos do Sistema de Gestão da Qualidade fornecidos são adequados quando e onde necessário (pessoas, ferramentas, equipamentos, etc.);

f) comunicar, atraves de reunioes Internas, e-mail, discussões pessoais, organizacional, intranet, etc., o valor e os benefícios do Sistema de Gestão da Qualidade e adesão ás suas exigências;

g) assegurar que o Sistema de Gestão da Qualidade atinge os seus resultados pretendidos, monitorando suas saídas; as vezes, como ações podem ser necessárias para corrigir ou melhorar o Sistema ou seus Processos de componentes e deve assegurar que quaisquer ações necessárias estão devidamente determinadas, pessoal designado e com recursos disponíveis;

h) engajar, dirigir e apoiar pessoas na Organização contribuem para a eficacia do Sistema de Gestão da Qualidade, comunicando os resultados às mesmas (ver ISO 9001: 2015, 7.4); isto poderia Incluir a Gestão de Chefia (dono) de Projetos quando melhorias são necessárias e encorajadores empregados e outros a participarem como membros de equipes de melhoria;

i) promovendo a melhoria, assegurando como informações e recomendações das auditorias, outras avaliações e revisão de gerenciamento (ver ISO 9001: 2015, 9.3) são comunicadas às pessoas responsáveis (isso também pode ajudar a demonstrar o valor e os benefícios de melhorias);

j) prestar apoio e orientação às pessoas em outras funções gerenciais relevantes para ajudá-los a liderança demonstrar em que se aplica as suas próprias áreas específicas de influencia; Isto é, poderia incluir orientação e apóia-los na tomada de decisões específicas que ajudam a organização conformar melhor com os requisitos, ou melhorias conduzir quando necessario.

A Liderança Eficaz e Compromisso pode levar uma melhor compreensão por parte das pessoas da Organização de como elas contribuem para o Sistema de Gestão da Qualidade, o que pode ajudar a Organização a atingir consistentemente os resultados pretendidos.

A intenção da presente seção é assegurar que a Gestão da Direção demonstra visivelmente Liderança e Compromisso em manter o foco da Organização em atender as necessidades dos clientes e melhorar a satisfação do cliente.

 

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