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ISO 9001 5.2 Politica da Qualidade

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

5.2 Política da Qualidade

5.2.1 A alta direção deve estabelecer, analisar criticamente e manter uma política da qualidade que:

  1. é apropriada ao propósito e contexto da organização;
  2. fornece uma estrutura para definição e análise crítica dos objetivos da qualidade;
  3. inclua um comprometimento com a satisfação dos requisitos aplicáveis;
  4. inclua um comprometimento com a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.

5.2.2 A política da qualidade deve:

  1. estar disponível como uma informação documentada;
  2. ser comunicada, entendida e aplicada através da organização;

estar disponível para as partes interessadas relevantes, como apropriado.

Interpretção:

Muito bem, as políticas da qualidade que existem por ai são, em sua maioria, verdadeiros "papiros" elaborados por "escribas" ou ainda por matrizes que nada tem a haver com o contexto da organização local e ainda múltiplos sites onde em uma politica junta tudo! Após o efeito ufa conseguimos!  é datada e vem a segunda fase a distribuição das cópias "papiros copiens" para colocar em quase todas as paredes, opa!! recentemente vi a ética de empregados em um lugar bacana, por que não colocar outros documentos: na parede em frente aos mictórios nos banheiros, como se fosse leitura de jornal! 

Estamos diante de um guela-down (gosto desta versão, português-inglês, porque soa mais como "rasgando / forçando guela abaixo!) ou seja a descrição de alguem, sobre o assunto, englobando os requisitos do item 5.2 para que o "auditor" possa colocar a gaivota na lista de verificação!

É uma pena que as descrições da política não mais são apropriadas aos fatos da Organização no local da mesma com oratória e atos convertentes, temos muitas vezes oratória e atos divergentes! Como podem ser determinados objetivos dentro deste cenário a ISO propõe objetivos voltados para o atendimento desta política! A melhoria contínua não necessariamente tem que estar expressa em palavras mas sim o texto levar a este entendimento!

Como uma solução pratica recomendamos colocar na politica o seguinte texto:

Política da Qualidade

A "organização" com Foco no Cliente e Liderança em Engajamento das pessoas promove a abordagem de processo e a melhoria na tomada de decisão baseada em evidencia e gestão de relacionamento das partes interessadas!

gostaram, usamos apenas os 7 princípios da qualidade dentro de uma sentença! Será que é isto que queremos?

Comprar bem, fazer certo entregar Legal! 

A ISO 9001:2015 é uma norma com cunho preventivo e melhoria contínua!

 

5.2.1 Estabelecer uma Política de Qualidade

A intenção da presente seção é assegurar que uma Politica de Qualidade e estabelecida. Que se alinha com a Direção Estratégica da Organização, incluíndo compreensão e significado mundial da qualidade para si e seus Clientes. A Política de Qualidade descreve como intenções e Direção da Organização, Como formalmente Expressas Pela SUA Gestão de topo.

Para ISO 9001: 2015, 5.2.1, balas a) ad), a Política da Qualidade estabelecida deve:

a) ser adequado para a organização e apoiar a sua direção estratégica;

b) fornecer um quadro para fixação de objectivos (O que significa quaisquer reclamações na Politica de Qualidade devem ser mensuráveis);

c) dar um compromisso com a satisfação dos requisitos da Organização aplicáveis, tais como requisitos dos Clientes, estatutários e regulamentares;

d) dar um compromisso com a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.

A fim de estabelecer uma Política da Qualidade, entradas como abaixo podem ser consideradas:

- uma compreensão clara do contexto da Organização, incluíndo o desempenho atual de seu Sistema de Gestão e como necessidades e expectativas das partes interessadas;

- direcionamento estratégico da Organização, com base de em sua Missão, Visão, Princípios e Valores Fundamentais orientadores;

- o nível e tipo de futuras melhorias necessárias para a Organização para ser bem sucedido;

- o grau esperado de satisfação do Cliente;

- os recursos necessários para atender aos resultados pretendidos;

- como potenciais contribuições de partes interessadas relevantes.

5.2.2 COMUNICAR uma Política de Qualidade

A intenção da presente seção e o de assegurar que a Política de Qualidade é comunicada, entendida e aplicada por pessoas na Organização para que sejam capazes de contribuir para a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade, e que esta disponível para como partes interessadas relevantes.

Organização deve assegurar que a Política de Qualidade seja prontamente viável e mante-la como informação documentada. A fim de manter uma Política da Qualidade, a Organização deve reve-la periodicamente para determinar se aind é apropriada ao propósito da Organização. Isso poderia ser feito, por exemplo, como parte do Processo de Revisão Pela Gestão da Direção (ver ISO 9001: 2015, 9.3).

A Organização deve assegurar que a Política de Qualidade seja claramente entendida por toda a Organização. Isto pode ser conseguido POR considerar OS Requisitos para a sensibilização (ver ISO 9001: 2015, 7.3) e comunicação (ver ISO 9001: 2015, 7.4) POR PESSOAS em Diferentes níveis Dentro da Organização. A Política de Qualidade PODE Ser comunicada POR methods Diferentes, Tais Como atraves de Avisos, screensavers, local cabelo da Organização, OU Durante a reunioes de Rotina.

A Organização deve disponibilizar a Política de Qualidade, conforme apropriado, partes interessadas relevantes, tais como fornecedores externos, parceiros, clientes e agências reguladoras. Isso pode ser feito com Publicação da Política de Qualidade no site da Organização.

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