+55 (11) 2564.7471
ISO 9001 req. 5.3 Autoridade e Responsabilidades nas Funções Organizacionais. - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 5.3 Autoridade e Responsabilidades nas Funções Organizacionais.

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

5.3 Autoridades e Responsabilidades nas Funções Organizacionais

A alta direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades para as funções relevantes sejam atribuídas, comunicadas e entendidas dentro organização.

A alta direção deve atribuir autoridade e responsabilidade para:

  1. assegurar que o Sistema de Gestão da Qualidade esteja em conformidade com esta norma internacional;
  2. assegurar que os processos atendam aos resultados desejados;
  3. reportar o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade, sobre oportunidades de melhorias e necessidades de mudanças ou inovações, reportando especialmente para a alta direção.
  4. assegurar a promoção do foco no cliente, através da organização;
  5. assegurar que a integridade do Sistema de Gestão da Qualidade é mantida quando mudanças no Sistema de Gestão da Qualidade são planejadas e implementadas. 

 

As responsabilidades e autoridades atribuídas pela Alta direção devem estar determinadas em, no mínimo, organograma reconhecido por esta! Atitudes devem ser avaliadas! Detalhes das autoridades e responsabilidades de todas as lideranças devem ser validadas pela Alta direção e Liderança direta "Descrição de função" ! As metas das lideranças referente atendimento aos requisitos dos produtos devem estar claramente determinado nestas descrições!

 

5.3 Funcoes organizacionais, responsabilidades e autoridades

A intenção da presente secção é que a Gestão da Direção atribua como funções relevantes em relação ao Sistema de Gestão da Qualidade, a fim de garantir a eficácia e à realização dos resultados pretendidos. A Direção deve estabelecer responsabilidades e autoridades específicas para funções e assegurar que as pessoas da Organização entendem e estão conscientes das suas atribuições por meio de atividades de comunicação eficazes.

Responsabilidades e autoridades podem ser atribuídas a uma ou mais pessoas. Elas devem ser capaz de tomar decisões e fazer mudança para uma área e / ou Processos para quais tenha sido atribuídos. É essencial ressaltar que, embora a autoridade pode ser delegada, uma responsabilidade geral e prestação de contas para o Sistema de Gestão da Qualidade permanece com a Gestão da Direção.

Para ISO 9001: 2015, 5.3, itens a) a e), responsabilidades e autoridades devem ser atribuídos para o seguinte:

a) assegurar que o Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com requisitos do sistema operacional da norma ISO 9001 para funções específicas, tais como auditores internos, pará análise da Gestão;

b) assegurar que os Processos estão alcançando seus resultados pretendidos; essa ação pode ser atribuido a mais de uma pessoa que pode ter diferentes responsabilidades, tais como o acompanhamento dos objectivos de qualidade, determinar se os processos estão a alcançar os resultados pretendidos, ou uma realização de auditorias internas;

c) elaboração de relatórios sobre o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade; o reporte desta Informação é tipicamente levada a cabo como parte do processo de revisão pela gestão (ver ISO 9001: 2015, 9.3); a uma pessoa pode ser atribuída a responsabilidade de coordenar a apresentação de relatórios, sendo responsável pela elaboração de relatórios sobre processos específicos do Sistema de Gestão da Qualidade;

d) promover o foco no Cliente (ver ISO 9001: 2015, 5.1.2); essa responsabilidade é normalmente atribuido à pessoa que é responsável pela comunicação com Clientes e garantir tque todas questões sejam resolvidas; essa pessoa é frequentemente parte do serviço ao cliente ou função semelhante;

e) manter a integridade do Sistema de Gestão da Qualidade quando feitas alterações, tais como a implementação de novo planejamento de recursos empresariais (ERP), a decisão de terceirizar o processo de desenvolvimento de projeto e, o crescimento devido a novas oportunidades de mercado, reestruturação da organização, em uma fusão ou uma Aquisição; essa  responsabilidade é normalmente atribuido à pessoa(s) que esta(são) responsável por garantir que o sistema global de Gestão da Qualidade é mantida e tem a capacidade de garantir que alterações não sejam planejadas sem considerar seu impacto potencial.

Em algumas Organizações, pode haver número limitado de pessoas com a competência necessaria disponíveis para executar tarefas de substituição requeridas; ela poderia ser útil para planejar a partilha de papéis e responsabilidades. Tais planos são valiosos durante férias, quando os gestores estão longe da Instalação ou em casos de viagens ou acidente ou doença.

A Alta Direção deve determinar como comunicar os papéis relevantes, responsabilidades e autoridades. Isto poderia ser feito através de fazer uso de informação documentos relevantes, Por exemplo, descrições de trabalho / funções, instruções de trabalho, declarações de direitos, organogramas, manuais, procedimentos.

Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.