+55 (11) 2564.7471
ISO 9001 req. 6.3 Planejamento de mudanças - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 6.3 Planejamento de mudanças

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

6.3  Planejamento de Mudanças

Quando a organização determinar a necessidade de mudanças no Sistema de Gestão da Qualidade (ver 4.4) a mudança deve ser realizada de forma planejada e sistemática.

A organização deve considerar:

a) o propósito da mudança e alguns dos seu efeitos potenciais;

b) a disponibilidade dos recursos;

c) a definição ou redefinição  de responsabilidades e autoridades;

a definição ou redefinição  de responsabilidades e autoridades.

6.3 Planejamento de Mudanças

A intenção da presente secção é o de determinar a necessidade de alterações ao Sistema de Gestão da Qualidade da Organização, a fim de se adaptar às mudanças em seu ambiente de negócios, bem como para garantir como alterações propostas são planejadas, introduzidas e implementadas de forma controlada.

Quando corretamente planejando uma mudança pode ajudar a evitar consequencias negativas, como retrabalho, ou o cancelamento / adiamento de serviço; ele tambem pode ser resultar em consequencias positivas, como um redução de saídas não-conformes, ou reduzir incidentes de falha humano. A finalidade de planejar a mudança é para manter a integridade do Sistema de Gestão da Qualidade e a capacidade da Organização de continuar a fornecer produtos e serviços conformes durante uma alteração. A Organização deve considerar ações que podem reconhecer o potencial de impactos negativos da mudança, como realizar um ensaio da mudança antes da implementação completa, ou determinar ações a serem tomadas quando a mudança não é implementada com sucesso.

A aplicação do pensamento baseada no Risco pode ser útil para determinar ações necessárias em mudanças de planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade. A Organização deve considerar a disponibilidade de recursos e de atribuição necessárias ou redistribuição de responsabilidades para qualquer mudança. Isso poderia ser feito através da atribuição de pessoas ou equipe para gerenciar a mudança, ou atrasar uma alteração até que os recursos adequados estao didponíveis.

Uma Mudança necessária de qualquer Sistema de Gestão da Qualidade pode ser determinada de varias maneiras diferentes, Por Exemplo: Como parte da revisão da gestão, a partir de resultados de auditorias, avaliações de não-conformidades, análise de reclamações, a análise de desempenho do Processo, como mudanças no contexto ou das necessidades de mudança de Clientes e outras partes interessadas.

A necessidade de mudanças podem resultar, Por exemplo: a transferência de linhas de produção a partir de um local para outro, mudança de métodos de processos para melhorar; tendências de terceirização com saidas não conformes, utilização de novas tecnologias de informação e comunicação para um serviço ou processo, processos importantes, deixando pessoas em papéis-chave (devido a aposentadorias ou problemas de saúde), ou movendo-se para tratamento de pedidos online.

O impacto de tais alterações no Sistema de Gestão da Qualidade devem ser avaliadas pela Organização e medidas necessárias tomadas para evitar efeitos indesejados. Isto pode variar de aplicação, de bordagens, de gerenciamento, de projeto para o estabelecimento de ensaio de novos processos e sistemas de desempenho e validação em base de um piloto antes de serem implementadas. O nivel de planejamento e ação requerida ira variar dependendo do consequencia potencial (s) da mudança.

Para ajudar a planejar a mudança, os exemplos de ações que a Organização pode tomar incluem:

a) Introdução de um novo Software para manipulação de ordens, a Organização pode panejar desempenho ensaios / testes e validação e executar ambos os antigos e novos sistemas ao mesmo tempo por um prazo determinado para garantir que o novo sistema funciona como se pretende, antes de serem adotados plenamente;

b) na decisão de estabelecer uma nova planta para a prestação de serviços em uma nova área geográfica, a Organização optar por aplicar técnicas formais de gerenciamento de projetos.

Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.