+55 (11) 2564.7471
ISO 9001 req. 7.1.1 Suporte - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 7.1.1 Suporte

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

7.Suporte

7.1Recursos

7.1.1  A organização deve determinar e prover os recursos necessários para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão da Qualidade.

A organização deve considerar:

  1. as capacidades e restrições sobre os recursos internos existentes;
  2. o que precisa ser obtido de fornecedores externos.

7.1 Recursos

A intenção desta subseção é garantir que a Organização forneça os recursos necessários para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade, e para funcionamento eficaz.

7.1.1 Geral

Ao determinar os recursos que precisam ser fornecidas, a Organização deve considerar as capacidades atuais de seus recursos internos (Por exemplo: pessoas, capacidade do equipamento, conhecimento organizacional) e quaisquer limitações (Por exemplo: orçamento, numero de recursos, cronograma).

Durante a determinação de recursos, a considerar a Organização pode realizar análise de custo versus benefícios para a prestação desses recursos, usando o pensamento baseado em Risco. A decisão deve pois ser efetuadas com os recursos necessários, incluíndo aqueles a serem adquirido externamente, e ações necessárias tomadas para garantir como os recursos necessários são fornecidos; isso se aplica a ISO 9001: 2015, 7.1.1 a 7.1.6.

A intenção desta subseção é garantir que a Organização tenha os recursos humanos adequados, que são necessários para a operação e controle de Processos e implementação eficaz do Sistema de Gestão da Qualidade. Deve-se considerar que uma corrente de carga de trabalho e competência das pessoas relevantes para a realização de funções e papéis de um Sistema de Gestão da Qualidade (tividades operacionais por exemplo: auditorias, inspeções, testes, investigações de reclamações).

Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.