+55 (11) 2564.7471
ISO 9001 req. 7.1.4 Ambiente para Operação dos Processos - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 7.1.4 Ambiente para Operação dos Processos

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

7.1.4 Ambiente para Operação dos Processos

A organização deve determinar, prover e manter o ambiente necessário para a operação dos seus processos e para atingir a conformidade dos produtos e serviços.

NOTA: Ambiente para operação dos processos pode incluir ambiente físico, social e psicológico e outros fatores (tais como temperatura, umidade, ergonomia e limpeza).

 

7.1.4 Ambiente para Operação de Processos

Ao determinar o ambiente para o funcionamento dos processos, entradas das partes interessadas deve ser considerada quando necessaria. Por exemplo, uma autoridade reguladora poderia ter estabelecido requisitos específicos para a limpeza do ambiente de trabalho, a fim de evitar a contaminação.

Os requisitos para o ambiente de processo pode variar muito, dependendo do tipo de produto e serviço prestado. Em alguns casos, o ambiente do processo necessita apenas abordar os problemas físicos, tais como a temperatura, a Iluminação, a higiene, o fluxo de ar, o barulho, etc, em outras circunstancias problemas físicos, tais como, limpeza pode ser um fator crítico, Por exemplo, na produção de chip de computador, que exige ambiente de sala limpa.

Em alguns casos, fatores humanos podem ser fundamentais para o processo; portanto, devem ser considerados quando se determina o ambiente para o funcionamento dos processos, Por exemplo: evitando altas cargas de trabalho e estresse (parágrafo evitar possíveis falhas, esgotamento, ou intimidação) para funcionários, e fornecendo Informações aos Clientes(por exemplo, sobre os tempos de espera para áreas de Serviço) Clientes.

Outros fatores também podem precisar de consideração, tais como questões sociais e psicológicas. São exemplos: fatores humanos, como encorajar um ambiente de aprendizagem para uma pré-escola; serviço de mediação em ambiente adequado, a fim de evitar o confronto; permitindo que o tempo de descanso seja suficiente para prevenir acidentes, Por exemplo, limitando horas de vôo dos pilotos ou limitar horas de condução para os envolvidos na prestação de serviços de transporte e distribuição.

Não se pretende que deve se implementar um Sistema de Gestão Ambiental formal, ou um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho, para atender aos requisitos da ISO 9001: 2015, 7.1.4, a menos que estes são adequados ou estatutários..

Uma vez determinada, o ambiente para o funcionamento dos processos devem ser adequadamente mantidos e controlados, conforme necessário.

Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.