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ISO 9001 req. 7.1.6 Conhecimento da Organização - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 7.1.6 Conhecimento da Organização

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

7.1.6  Conhecimento da Organização

A organização deve determinar o conhecimento necessário para a operação dos processos e para atingir a conformidade de produtos e serviços.

Esse conhecimento deve ser mantido e disponibilizado na extensão necessária.

Quando abordadas novas mudanças e tendências, a organização deve considerar seu conhecimento atual e determinar como adquirir ou acessar as necessidades de conhecimentos adicionais.

NOTA 1 Conhecimento da Organização deve incluir informações, tais como propriedade intelectual e lições aprendidas.

NOTA 2 Para obter o conhecimento requerido, a organização pode considerar:

a) fontes internas (por exemplo aprender com os fracassos e projetos bem-sucedidos, capturando o conhecimento e a experiência não documentados dos atuais especialistas dentro da organização);

b) fontes externas (por exemplo normas, academia, conferências, reunindo conhecimentos com clientes ou fornecedores)

 

7.1.6 Conhecimento organizacional

A intenção deste subelemento é manter determinado conhecimento na Organização necessário para a operação destes processos e alcançar conformidades para os produtos e serviços, a fim de encorajar aquisição de novos conhecimentos com base nas necessidades e mercado.

O conhecimento organizacional é o conhecimento específico da Organização provenientes tanto de sua experiência coletiva ou à partir da experiência individual das pessoas. Este conhecimento e pode ser usado para atingir os objetivos da qualidade da Organização ou seus resultados pretendidos.

A Organização deve considerar como determinar e gerir o conhecimento organizacional necessário para satisfazer suas necessidades presentes e futuras. Pessoas da Organização e sua experiência são uma base do conhecimento organizacional. Capturar e compartilhar tal experiência e conhecimento pode gerar sinergias que conduzam à criação do conhecimento organizacional ou atualizada nova.

Uma Organização complexa poderia optar por implementar um sistema formal de gestão do conhecimento, ao passo que Organizações menos complexas pode optar por usar metodos mais simples, como atraves da manutenção de diarios de decisões de projeto ou sobre as propriedades e desempenho de compostos químicos que foram desenvolvidos e testados.

Na determinação, manutenção e realização do conhecimento organizacional disponíveis, a Organização pode:

a) Aprender com os fracassos, situações de insucessos "Near Miss" e sucessos;
b) Conhecimento acumulado de clientes, fornecedores e parceiros externos;
c) Captura de conhecimento que existe dentro da Organização, Por exemplo, atraves de orientação, planejamento de sucessão;
d) uma análise comparativa "benchmarking"
e) a intranet, bibliotecas, sessões de sensibilização, boletins informativos, etc.

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