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ISO 9001 req. 7.2 Competência - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 7.2 Competência

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

7.2 Competência

A organização deve:

  1. determinar a competência necessária do pessoal que faz o trabalho sob seu controle que afeta seu desempenho na qualidade;
  2. assegurar que essas pessoas são competentes com base na educação, treinamento ou experiência apropriada;
  3. onde aplicável, tomar ações para adquirir as competências necessárias e avaliar a eficácia das ações tomadas;
  4. manter informações documentadas apropriadas, como evidência da competência.

NOTA Ações aplicáveis podem incluir, por exemplo, prover treinamento, orientações, ou a realocação de pessoas designadas; ou a terceirização ou contratação de pessoas competentes. 

 

7.2 Competência

A intenção desta subseção é determinar a competência necessaria para os trabalhos ou atividades da Organização que podem afetar a conformidade dos produtos e serviços ou a satisfação do Cliente, e para assegurar que pessoas que detem postos de trabalho ou exercício dessas actividades (por exemplo: Gerentes, Funcionários, Empregados temporários, sub-Empreiteiros, Pessoas Terceirizados) são competentes para realiza-las.

A competencia das pessoas pode ser baseado em sua educação, formação e experiência. Aqueles que são capazes de demonstrar a sua competência são por vezes referido como sendo qualificado.

A Organização deve determinar requisitos de competência por qualquer uma atividade ou trabalho, posição / função. Certas tarefas podem exigir um nível específico de competência antes de poder ser efecuada correctamente ou de forma segura (Por exemplo: auditoria da qualidade interna, soldadura, ou ensaios não destrutivos). Pode ser necessário para pessoas um serem qualificadas para algumas tarefas (Por exemplo, empilhadeira ou condução de caminhão, ou inspeção). Requisitos de competência pode ser determinada por diferentes metodos, tais como atraves da definição de descrições de trabalho, ou atraves da realização de exercícios de avaliação do trabalho, quando os trabalhos são analisados.

A competência de uma pessoa deve ser confirmado pela evidencia de educação apropriada, formação ou experiência. Isso pode ser feito atraves de entrevistas de emprego, currículos, observação, informação documentada de treinamento ou diplomas.

Quando uma pessoa da Organização não cumpre ou deixou de cumprir os requisitos de competência, ações deves ser tomadas; tais ações podem incluir, mas não estao limitados a, orientação do empregado, fornecendo treinamento, simplificando o processo de modo que uma pessoa pode realizar a atividade com sucesso, ou rtransferindo o funcionário para outra posição.

A Organização também deve avaliar a eficácia das medidas tomadas. Por exemplo, uma Organização pode perguntar que pessoas tenham recebido formação se eles se consideram ter alcançado uma competência necessaria para fazer o seu trabalho. Isso também pode ser avaliada por diferentes meios, incluíndo dbservação Direta de sua/seu desempenho ou examinando resultados de tarefas e projetos.

Quando uma pessoa fazendo o trabalho sob o controle da Organização e de um provedor externo, controles e monitoramentos adicionais podem ser necessárias, tais como auditorias de processos fornecidos externamente, Inspeção de produtos e serviços, ou estabelecer contratos e acordo do nível de serviço que especificam os requisitos de competência. A Organização é responsável por determinar uma ação a ser tomada, que ira variar dependendo de como a competência crítica esta em assegurar a conformidade com requisitos do sistema operacional.

A Organização deve reter a Informação documentada apropriada que fornece provas de competência de um funcionário, Por exemplo: diplomas, licenças, currículos, conclusão de formação, e avaliações de desempenho.

Onde os funcionários tem uma educação certificada formal (Por exemplo: um diploma universitário) tal certificação pode ser usado para demonstrar que adquiriu parte, ou a totalidade, dos conhecimentos necessários para realizar seu trabalho, mas não necessariamente de que são capazes de aplicar esse conhecimento. Outras formas de maior formação profissional (por exemplo: enfermagem, ou um aprendizado como mecânico) também pode incluir a capacidade de aplicar conhecimentos e habilidades.

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