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ISO 9001 req. 7.3 Conscientização - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 7.3 Conscientização

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

7.3 Conscientização

Pessoas fazendo trabalhos sob o controle da organização, devem ser conscientizadas sobre:

  1. a política da qualidade;
  2. os objetivos da qualidade relevantes;
  3. sua contribuição para a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo os benefícios da melhoria do desempenho da qualidade;

as implicações de não conformidade para os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade. 

 

7.3 Consciência

A intenção da presente secção é o de assegurar que pessoas relevantes fazem o trabalho sob o controle da Organização estão cientes da Política de Qualidade, Objectivos de Qualidade relevantes, a sua contribuição para a eficacia do Sistema de Gestão da Qualidade e como implicações de não conformidades com os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade.

Consciência é atingido quando pessoas entendem suas responsabilidades e como autoridades e como suas ações contribuem para a realização dos Objectivos de Qualidade da Organização. muitas Organizações criam uma consciência atraves da comunicação (ver ISO 9001: 2015, 7.4).

Pessoas que fazem o trabalho sob o controle da Organização possa demonstrar a sua consciência nas atividades do dia-a-dia a distinguir entre o que é aceitável e o que não é, realizando a adequada ação com processos, produtos e serviços que não atendem às especificações acordadas. Estas pessoas devem compreender quais são e como implicações de não-conformidades no Sistema de Gestão da Qualidade (Por exemplo, retrabalho, sucata, insatisfação do cliente, implicações legais). Dependendo da natureza do trabalho que as pessoas realizam, a sensilização da criando ações pode variar.

A Organização deve assegurar que pessoas da Organização entende como elas contribuem para a eficacia do Sistema de Gestão da Qualidade, atraves da realização de processos de trabalho que alcançam resultados conformes, que por sua vez ajuda a satisfação do Cliente.

A Organização pode criar a consciência de muitas maneiras, tais como:

a) clarificar o que se espera (Por exemplo, ferramentas visuais, como fotos de produtos e serviços aceitáveis e não aceitáveis);

b) comunicar requisitos claros pará produtos e serviços;

c) projetar processos de para segregar claramente saídas não-conformes;

d) comunicar claramente como lidar com queixas e os passos de escalonamento internas não caso de saídas não-conformes.

Comunicação de todos os tipos e importante para garantir a consciência e pode incluir reuniões regulares de revisão, Cliente e reuniões com provedor externo, recolha de comentários e assegurar esse gabarito e dado a conhecer às pessoas relevantes.

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