+55 (11) 2564.7471
ISO 9001 req. 7.5.3 Controle de informações documentadas - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 7.5.3 Controle de informações documentadas

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

7.5.3 Controle de Informações Documentadas

7.5.3.1 Informações documentadas requeridas pelo Sistema de Gestão da Qualidade e por essa norma internacional devem ser controladas, para assegurar:

  1. sua adequação e disponibilidade para uso, onde e quando for necessária;
  2. sua proteção adequada (por exemplo para: perda de confidencialidade, uso indevido, ou a perda de integridade).

 

7.5.3.1 A intenção da Presente Secção E o de assegurar Que a Informação documentada ESTÁ Disponível adequada em Uma

Medio, sempre that Necessário, e Que ELE ESTÁ adequadamente protegido.

Tendo Decidido Sobre o Que documentou Informação e necessaria PARA O Sistema de Gestão da Qualidade, um desen Organização assegurar Que ELE ESTÁ Disponível Para todas como áreas, Departamentos, proprietários Relevantes do Processo etc. Devera also Ser Dadas a fornecer INFORMAÇÕES documentadas Relevantes Pará como contraditório interessadas externas Relevantes QUANDO OS Produtos e Serviços São Adquiridos externamente. A Informação documentada TAMBÉM DEVE Estar em Uma forma Que É Adequado PARA O USO pretendido, Por Exemplo, um according de Nível de Serviço Escrito parágrafo hum supplier externo de Serviços OU INFORMAÇÕES parametro de Processo em formato Eletrônico Que PODE Ser baixado na interface de Processo.

A Organização DEVE considerar o nivel de Controle Necessário Para garantir a Informação documentada E adequadamente Controlada, considerando OS Meios de Comunicação Que se Encontra. O Controle inclui Disponibilidade, Distribuição e Proteção, Por Exemplo, de Perda de Dados, Confidencialidade, utilização indevida e Mudanças inesperadas. A Organização DEVE assegurar OS controlos Necessários estao no lugar, Como parte do Sistema de Informação documentada e comunicação e Que É protegido de tal Perda, USO OU indevido alteração NÃO intencional. ISSO PODE Ser Feito de varias Maneiras, incluíndo Sistemas Electrónicos com Acesso Só de Leitura e permissões especificadas, um Fim de aceder a Diferentes níveis, Proteção de Senha UO de Identificação de entrada (ID). O nivel de Controlo PODE variar, dependendo de Onde a Informação e documentada a disponibilizar; Exemplo POR, aumentou como restrições de Acesso Pará como contraditório externas. Questões de Segurança da Informação e de Dados also back-up DEVE Ser levado em consideração.

7.5.3.2 Para o controle de informações documentadas, a organização deve realizar as seguintes atividades, como aplicável:

a) distribuição, acesso, recuperação e uso

b) armazenamento e preservação, incluindo preservação da legibilidade

c) controle de mudanças (por exemplo: controle de versões)

d) retenção e disposição

Informações documentadas de origem externa determinadas pela organização como necessárias para o planejamento e operação do Sistema de Gestão da Qualidade, devem ser identificadas como apropriado e controladas.

NOTA  Acesso pode implicar uma decisão sobre a permissão de somente ver uma informação documentada, ou a permissão e autoridade para alterar a informação documentada. 

 

7.5.3.2 A intenção da Presente Secção E Para garantir Que o Controle da Informação documentada Endereços de Distribuição, Acesso, Recuperação e utilização, armazenamento e Preservação, Controle de Mudanças, de retenção e Descartes. ISTO TAMBÉM se aplică A Informação documentada de Origem externa Onde enguias São determinados Pela Organização Como Sendo Necessários Para o Planejamento e Operação do Sistema de Gestão da Qualidade. Distribuição de Informação documentada PODE Ser Controlada POR Diferentes methods.

Tendo estabelecido hum Sistema parágrafo Controlar a Distribuição EO Acesso à Informação documentada, um desen Organização ENTÃO considerar Como ELE E armazenado, mantido e Eliminados Conforme Necessário Ao Longo do Tempo.

Informação documentada PODE se mudar e desenvolver-se Como Uma Organização melhora SEUS Processos e Seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Há also Uma necessidade de considerar Como histórico Informação documentada E mantida, armazenados e recuperados, conforme do Necessário, utilização parágrafo posterior.

DEVE Ser dada Atenção ao Controle de Versão, Onde a Organização Determina Alguns Meios de Identificação Atual de Informação documentada obsoletas e estabelece Controles Para garantir that APENAS como INFORMAÇÕES Atuais documentado E Utilizado.

O armazenamento de Informações documentadas obsoleto PODE Ser Importante. A Informação documentada mantida DEVE Ser em hum Meio Adequado Para assegurar uma SUA Preservação e legibilidade, Por Exemplo, parágrafo a Investigação de Queixas de MUITOS ano apos a Produção that PODEM exigir Que OS Dados Históricos de Produção, or parágrafo barbatanas de Gestão do conhecimento organizacional . O ritmo de retenção da Informação documentada poderia Ser hum Requisito Regulamentar OU legal, um Requisito contratual, OU PODE Ser Determinado Pela Organização (dependendo do ritmo de vida de SEUS Produtos e Serviços). Para a eliminação de Informação obsoleta e desnecessária documentou uma Organização DEVE ter em consideração o Controle de Dados sensíveis (Por Exemplo, INFORMAÇÕES Pessoais OU confidenciais) Durante o Processo de eliminação.

QUANDO A Informação documentada de Origem externa determinados Pela Organização Como Sendo Necessários Ao Planejamento e Operação do Sistema de Gestão da Qualidade, DEVE Ser identificado de forma adequada e Controlada, de according com OUTRAS INFORMAÇÕES documentadas. ISSO PODE Incluir INFORMAÇÕES de hum Cliente OU supplier externo documentado, Tais Como Desenhos, especificados Métodos de Ensaio, OS Planos de Amostragem, Normas OU Relatórios de Calibração. Um cuidado especial DEVE Ser dada Ao Controle de Dados sensíveis.

QUANDO A Informação documentada E mantido Como prova de conformidade, DEVE Ser protegido contra alterações NÃO intencionais. Uma Organização DEVE permitir Apenas o Acesso Controlado a essas INFORMAÇÕES, Por Exemplo, Autorizado o Acesso Às PESSOAS Relevantes Que trabalham Em Nome da Organização OU Acesso Eletrônico restringida, Tais Como "SOMENTE Leitura", Conforme o Caso.

Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.