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ISO 9001 req.8.1 Operação Planejamento e Controle Operacional - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req.8.1 Operação Planejamento e Controle Operacional

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

8.Operação

 

8.1 Planejamento e Controle Operacional

A organização deve planejar, implementar e controlar os processos, como definido em 4.4, necessários para atender requisitos para fornecimento de produtos e serviços e para implementar as ações determinadas em 6.1, através de:

  1. determinação de requisitos para produtos e serviços;
  2. estabelecimento de critérios para os processos e para aceitação de produtos e serviços;
  3. determinação de recursos necessários para atender a conformidade dos requisitos de produtos e serviços;
  4. implementação de controle dos processos em conformidade com os critérios;
  5. manutenção de informação documentada na extensão necessária, para obter confiança de que os processos tem sido realizados como planejado, e para demonstrar a conformidade dos requisitos dos produtos e serviços.

As saídas desse planejamento devem ser adequadas às operações da organização.

A organização deve controlar o planejamento de mudanças e analisar as consequências indesejadas de mudanças, tomando ações para mitigar algum efeito adverso, como necessário.

A organização deve assegurar que processos terceirizados são controlados de acordo com 8.4. 

8.1 Planejamento e Controle Operacional

A intenção Desta subseção E garantir Que a Organização planeja, imple- e ControlA OS Processos Que São Necessários Para A SUA Produção e Prestação de Serviços, incluíndo quaisquer Processos fornecidos externamente (ver ISO 9001: 2015, 8.4).

Os Riscos e como o Oportunidades e Os Objectivos de Qualidade determinados Durante o Planejamento (ver ISO 9001: 2015, cláusula 6), incluíndo Mudanças potenciais, São insumos Essenciais Para uma consideração nenhuma Planejamento e Controle das Operações e estabelecer criterios parágrafo OS Processos e aceitação de Produtos e Serviços.

de base com na Natureza e Complexidade dos Processos de Produção e Prestação de Serviços, a Organização precisará determinar Quais Recursos São Necessários e se OS Recursos Atuais São suficientes.

Controles eficazes São Necessários parágrafo: a) Confirmar that OS criterios Sejam cumpridos; b) assegurar that como Saídas destinadas São entregues; c) determinar Onde São Necessárias Melhorias. Os criterios e OS SEUS Associados INFORMAÇÕES de Apoio documentados São um SAÍDA Deste Planejamento.

A SAÍDA Deste Planeamento terá de Ser utilizada Como Entradas parágrafo Operações Dentro da Organização. ELE TAMBÉM PODE precisar Ser Utilizado POR Clientes OU fornecedores Externos. DEVE Ser mantido em Formatos e Suportes adequados Para aqueles Que precisam EUA-lo.

Ao Planejar SUAS Operações e Os criterios de Controlo a Organização DEVE considerar tanto quanto Mudanças NÃO intencionais planejadas e potenciais, e Como essas Mudanças PODEM afetar SUAS Operações.

Ao Planejar OS Processos Para fornecer Produtos e Serviços, Processos terceirizados precisam Estar Sob o Controle da Organização se enguias São Relevantes Para o Seu Sistema de Gestão da Qualidade. O Controle TEM Que Ser assegurada Pela Aplicação dos Requisitos para o Controle de Processos fornecidos externamente, Produtos e Serviços (ver ISO 9001: 2015, 8.4).

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