+55 (11) 2564.7471
ISO 9001 req. 8.2.1 Determinação de requisitos para produtos e serviços Comunicação com o Cliente - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 8.2.1 Determinação de requisitos para produtos e serviços Comunicação com o Cliente

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

8.2 Determinação de Requisitos para Produtos e Serviços

8.2.1 Comunicação com o Cliente

A organização deve estabelecer os processos para comunicação com os clientes, em relação a:

  1. informações relativas aos produtos e serviços;
  2. consultas, contratos ou pedidos, incluindo mudanças;
  3. obtenção da visão e percepção do cliente, incluindo reclamações;
  4. o manuseio ou tratamento da propriedade do cliente, se aplicável;
  5. requisitos específicos para ações de contingência, quando relevante. 

8.2.1 Cliente

A intenção da Presente Secção E Para garantir that NÃO E clara a Comunicação Entre a Organização e Seu Cliente QUANDO OS Requisitos Determinantes parágrafo OS Produtos e Serviços de Serém prestados.

Para ISO 9001: 2015, 8.2.1, balas a) ae), um desen Organização:

a) COMUNICAR OS Dados relativos Ao PRODUTO OU Serviço a Ser Prestado para quê o Cliente entende O Que ESTÁ Sendo oferecido; This information PODE Ser comunicada atraves de reunioes, Folhetos, websites, POR telefone OU QUALQUÉR Outro Meio Adequado;

b) deixar claro: - Como o Cliente PODE contact uma Organização parágrafo Fazer Perguntas OU Produtos OU Serviços de Encomendas; - Como uma Organização IRA informar o Cliente de quaisquer alterações Relacionadas;

c) estabelecer Formas adequadas parágrafo Obter INFORMAÇÕES do Cliente Relacionadas com Questões, preocupações, Reclamações, o feedback positivo e negativo; methods incluem, mas NÃO estao limitados a: e-mail Direto OU telefonemas, Pesquisas on-line, Canais de Suporte ao Cliente, reunioes face-a-face;

d) assegurar Que o Cliente E Informado de Como uma Organização Trata e ControlA um Propriedade do Cliente, se para O Caso;

e) garantir Que É Pró-Ativo na Comunicação com o Cliente Sobre Possíveis Medidas de contingencia that PODEM Ser Tomadas, Caso ocorra uma necessidade, parágrafo Evitar ter hum Efeito prejudicial em atender como Necessidades de dos Clientes; Isto É poderia Incluir Situações Como Desastres Naturais, clima, disputas Trabalhistas, escassez de materias-primas Ou de prestadores Externos de backup.

This Comunicação permite that o Cliente parágrafo entendre O Que a Organização PODE OU pretende Prestar e permite Que a Organização parágrafo entendre OU Confirmar como Necessidades e Expectativas do Cliente.

A intenção da Presente Secção E o de assegurar Que a Organização Determina OS Requisitos para OS SEUS Produtos e Serviços. Estes Requisitos PODEM Ser determinadas considerando-se:

Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.