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ISO 9001 req. 8.2.3 Análise Crítica dos requisitos de produtos e derviços - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 8.2.3 Análise Crítica dos requisitos de produtos e derviços

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

8.2.3 Análise Crítica dos Requisitos de Produtos e Serviços

A organização deve analisar criticamente, como aplicável:

  1. os requisitos especificados pelo cliente, incluindo os requisitos de entrega e atividades pós-entrega;
  2. requisitos não declarados pelo cliente, mas necessários para o uso especificado ou pretendido pelo cliente; quando conhecido;
  3. requisitos adicionais estatutários ou regulatórios, aplicáveis para produtos e serviços;
  4. requisitos de contrato ou pedido diferentes daqueles previamente estabelecidos.

NOTA:  Requisitos podem também incluir aqueles decorrentes de partes interessadas relevantes.

Essa análise crítica deve ser realizada, antes do comprometimento da organização em fornecer produtos e serviços aos clientes, e deve assegurar que os requisitos do contrato ou pedido diferentes daqueles previamente definidos, estão resolvidos.

Onde o cliente não fornecer uma confirmação documentada dos requisitos, os requisitos do cliente devem ser confirmados pela organização antes do aceite.

Informações documentadas descrevendo os resultados da análise crítica, incluindo algum requisito novo ou modificado para os produtos e serviços, devem ser mantidos.

Quando requisitos para produtos e serviços são alterados, a organização deve assegurar que informação documentada relevante é modificada e que as pessoas relevantes estão cientes dos requisitos alterados.

 

8.2.3 Análise dos Requisitos para Produtos e Serviços

8.2.3.1 A intenção Desta subseção E garantir Que a Organização Analisa OS Compromissos que Faz um hum Cliente e TEM CAPACIDADE um parágrafo atender uma cessos Compromissos. A Revisão permite Que a Organização parágrafo Recolher o Risco de Problemas Que surgem Durante quanto Operações e pós-parto.

Para ISO 9001: 2015, 8.2.3.1, balas a) ae), a Organização DEVE analisar:

a) a necessidade de ações de Entrega e pós-parto, Como transporte, Treinamento de Usuários, sem locais de Instalação, garantia, Reparos, Suporte ao Cliente;

b) se como exigências implícitas satisfeitas PODEM SER, SEJA OU, O PRODUTO OU Serviço DEVE Ser Capaz de atender Às Expectativas do Cliente (Por Exemplo, um Quarto de hotel esta Prevista Para Ser Limpo e fornecer Serviços Básicos e fazer Seu Pessoal São esperados Pará Ser educado e prestativo; OU Água engarrafada DEVE Ser segura beber para);

c) Os Requisitos Adicionais Que a Organização escolhe Para atender a exceder como Expectativas dos Clientes, Aumentar a Satisfação do Cliente UO parágrafo Cumprir com a politicas Internas;

d) se OS Requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis were consideradas e tratadas; e) se were Feitas alterações Ao Ordem contrato ou.

Se Houver UMA Diferença Entre OS Requisitos previamente definidos e Os indicados no contrato OU Ordem, a Organização terá de se Comunicar com o Cliente e resolver essas Diferenças.

Se hum Cliente NÃO fornecer Uma declaração documentada dos SEUS Requisitos, Por Exemplo Ao Fazer o PEDIDO POR telefone OU Por uma Instrução verbal, OS Requisitos Terao de Ser confirmadas com o Cliente Antes de o PRODUTO OU Serviço E Prestado (Por Exemplo, em hum restaurante Uma Ordem parágrafo Alimentar PODE Ser repetido para o Cliente).

8.2.3.2 A intenção da Presente Secção E o de assegurar Que a Informação documentada E retido Para demonstrar o according final, com o Cliente, incluíndo eventuais correcções OU alterações, e Mostrar that como cumpridas SER exigências PODEM.

Para ISO 9001: 2015, 8.2.3.2, balas a) b):

a) OS Resultados da Avaliação PODEM Ser mantidas em QUALQUÉR Meio Adequado, Por Exemplo, um restaurante PODE Manter Uma Ordem Escrita OU eletrônica detalhando O Que o Cliente Quer comer; Uma Empresa PODE OPTAR POR Manter Comunicações de e-mail selecionado com o Cliente, enquanto hum Projeto de Construção Complexa poderia Manter hum Relatório detalhado de Análise de Viabilidade;

b) se a Revisão IDENTIFICA UM Requisito Adicional OU Alterado, como INFORMAÇÕES documentadas devem Ser atualizados UO adicionados, parágrafo garantir uma nova exigencia E capturado (Por Exemplo, Uma Conversa de e-mail para se mudar Uma Ordem OU resolver hum mal-entendido DEVE Ser mantido ).

This information documentada PODE fornecer Uma base de Pará Futuros Acordos semelhantes COM CLIENTES OU Novos existentes JÁ.

A intenção da Presente Secção E o de assegurar Que como PESSOAS Relevantes (tanto Dentro Como Fora da Organização) esta CIENTE de quaisquer Mudanças nsa Requisitos para OS Produtos e Serviços. A Organização DEVE Escolher hum Método Adequado de Comunicação e reter a Informação documentada apropriado, Como o e-mail de Comunicação, ATAs de reunioes UO um alterada Ordem.

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