+55 (11) 2564.7471
ISO 9001 req. 8.3.1 Planejamento e desenvolvimento de produtos e serviços - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 8.3.1 Planejamento e desenvolvimento de produtos e serviços

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

8.3 Projeto e Desenvolvimento de Produtos e Serviços

 

8.3.1 Geral

Onde os requisitos detalhados dos produtos e serviços da organização, não são prontamente estabelecidos ou definidos pelo cliente ou por outra parte interessada, de tal forma que eles sejam adequados para o fornecimento de produtos ou serviços subsequentes, a organização deve estabelecer, implementar e manter o processo de projeto e desenvolvimento.

NOTA 1: A organização também pode aplicar os requisitos descritos em 8.5, para o desenvolvimento de processos de produção e prestação de serviços.

NOTA 2:  Para serviços, planejamento de projeto e desenvolvimento, pode abranger todo o processo de prestação de serviços. A organização pode, portanto, optar por considerar os requisitos das cláusulas 8.3 e 8.5 juntos. 

 

8.3.1 Gerais

A intenção da Presente Secção E o de assegurar Que a Organização estabelece, imple- e mantém hum Processo de Criação e Desenvolvimento, um Fim de assegurar that OS SEUS Produtos e Serviços satisfazer Requisitos do sistema operacional, e that definem como caracteristicas de dos Produtos e Serviços. A Organização DEVE considerar o contexto da Organização, incluíndo como contraditório interessadas Relevantes, par determinar o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade (ver ISO 9001: 2015, 4.3), pois ISSO escopo Determina a Aplicação dos Requisitos da ISO 9001: 2015, 8.3 .

Algumas Organizações PODEM precisar de considerar de Todos os Requisitos de Concepção e Desenvolvimento, enquanto OUTRAS Organizações, APENAS terá de considerar Alguns dos Requisitos, Como POR alterações de concepção e Desenvolvimento UO parágrafo a Comunicação com o Cliente.

Por Exemplo, Uma Organização FABRICACAO DE SUA Própria gama de Bicicletas Precisa considerar OS Requisitos de Concepção e Desenvolvimento de Um produto novo OU modificado. Uma Organização FABRICACAO DE Um produto Precisamente A Concepção de hum Cliente Precisa de considerar OS Requisitos de Concepção e Desenvolvimento SOMENTE se o Cliente Faz modificações para quê o Projeto UO se há Comunicações Sobre Uma Mudança de Produto.

Da MESMA forma hum coffee-shop Operando soluçar franquia poderia precisar Para atender uma Menos Requisitos de Concepção e Desenvolvimento do Que Uma Loja Independente de café Que toma SUAS Próprias decisões sobre Produtos, Decoração e marketing.

Em Alguns Casos, Uma Organização PODE Decidir aplicar OS Requisitos de Concepção e Desenvolvimento de SEUS Processos Operacionais, base Quer com nenhum escopo do Sistema de Gestão da Qualidade, Cliente OU Requisitos estatutários e regulamentares, or Melhores Práticas de Negócios.

Exemplo Exemplos de Onde E necessaria concepção e Desenvolvimento incluem:

- Um alfaiate Que Receber hum hum Pedido de Cliente parágrafo Preço total: Adicionar hum Pedaço de Tecido parágrafo hum vestido anterior OU Terno;

- Uma Pequena Loja Que Tem Uma especificação parágrafo Uma embreagem pneumática, e hum Cliente requer Uma Mudança no ajuste Que vai exigir Uma personalização da embreagem;

- Uma Organização de Consultoria Financeira Que Projeta e DESENVOLVE OS Serviços that oferece AOS SEUS Clientes em Relação à Gestão das SUAS Carteiras de ações;

- Uma Organização Educacional Que Projeta e DESENVOLVE SEUS Currículos.

A intenção Desta subseção E garantir Que a Organização Realiza o Planejamento de Projeto e Desenvolvimento Para determinar como SUAS Actividades e Tarefas de Design e Desenvolvimento Necessárias. Esse Planejamento DEVE Incluir a consideração das Acções determinados um Ser Necessário (em ISO 9001: 2015, cláusula 6 e 8,1) Que PODE ter hum Efeito Sobre o Desempenho das Actividades planeadas, como Necessidades de Recursos, Bem Como Uma Definição clara dos Papéis e Responsabilidades.

Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.