+55 (11) 2564.7471
ISO 9001 req. 8.4.2 Tipo e extenção de controle de fornecedores externo - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 8.4.2 Tipo e extenção de controle de fornecedores externo

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

8.4.2 Tipo e Extensão de Controle de Fornecimento Externo

Na determinação do tipo e extensão dos controles aplicados aos fornecimentos externos de processos, produtos e serviços, a organização deve levar em consideração:

  1. o impacto potencial dos processos, produtos e serviços fornecidos externamente para a capacidade da organização consistentemente atender os requisitos dos clientes, estatutários e regulatórios aplicáveis;
  2. a eficácia percebida dos controles aplicados pelo fornecedor externo.

A organização deve estabelecer e implementar verificações ou outras atividades, necessárias para assegurar que os fornecimentos externos de processos, produtos e serviços, não afetam adversamente a capacidade da organização para entregar consistentemente produtos e serviços em conformidade com os seus clientes.

Processos ou funções da organização que tenham sido terceirizadas para um fornecedor externo, permanecem dentro do escopo do Sistema de Gestão da Qualidade da organização, consequentemente a organização deve considerar: a) e b) acima e definir para ambos, os controles que pretende aplicar para o fornecedor externo e aqueles que pretende aplicar à saída resultante do processo.

 

8.4.2 Tipo e Extensão do Controle

O tipo e Extensão do Controle E baseado no that o Impacto potencial that O Processo fornecida externamente, PRODUTO OU Serviço PODE ter Sobre a CAPACIDADE da Organização parágrafo Entregar consistentemente Produtos e Serviços em conformidade.

Exemplo Num Organização de IMPRESSÃO, a Qualidade do Papel PODE Ser crítico. No entanto, Uma Agência de Viagens PODE USAR papel de carta normal, comercial sem a necessidade de quaisquer Controles de compras Relacionadas com a Qualidade. A Organização das Necessidades de IMPRESSÃO Para monitorar o Desempenho dos SEUS fornecedores de papel Muito de Perto Para garantir Que a Qualidade de SEUS Produtos Impressos permanece sem Nível esperado.

A DEVE Organização determinar Quais Controles devem Ser implementados POR OU parágrafo hum supplier externo. A intenção Desses Controles E parágrafo assegurar Que o PRODUTO OU Serviço disposição Sera realizada de according com a disposições previstas e Que o PRODUTO OU Serviço eStara de TRADUÇÃO COM OS Requisitos.

A Organização Precisa assegurar Que OS Processos fornecidos Por Um supplier externo Que ESTÁ Dentro do Controle do Sistema de Gestão da Qualidade da Organização cumprem OS Requisitos aplicáveis da norma ISO 9001.

Exemplos de dos Comandos, incluem, mas NÃO estao limitados a:

a) a Qualificação das Pessoas Que fazem como chamadas Eo set-up do Sistema de Informação e comunicação sem Inicio de hum turno, parágrafo hum call center terceirizado;

b) Uma Inspeção de recebimento Realizado Por Um inspector qualificado ao UO de hum teste Realizado em Uma Amostra não Laboratório da Organização, parágrafo Um produto fornecido;

c) Uma Lista de Verificação Utilizado na Verificação de that Todas quanto Atividades planejadas were realizadas Por Um Serviço de limpeza fazer Banheiro em hum Hotel OU UM Escritório.

Atividades de Verificação that PODEM Ser considerados incluem, mas NÃO estao limitados a:

- Receber Inspeções (Por Exemplo, uma Inspeção de Material de Escritório PODE Ser Simplesmente Uma Verificação de that uma Quantidade solicitada foi Entregue, Onde hum docket Entrega, assinado Por Um Empregado, PODE Envolver Todas quanto INFORMAÇÕES documentadas Que É Necessário);

- Certificados de Revisão de Análise;

- fornecedores Auditorias EM;

- Testes (Por Exemplo, Uma Organização PODE OPTAR POR inspecionar hum lote de UO Amostra Fazer Alguma Forma de Teste de para VerificAR uma conformidade COM OS Requisitos; alternativamente, Ser PODE igualmente Eficaz e Mais Eficiente Para avaliar OS Certificados de Análises OU Ensaios Resultados apresentados cabelo supplier externo);

- Avaliação de Dados Estatísticos; - Avaliação de Indicadores de Desempenho.

A intenção Desta subseção E garantir Que a Organização comunica claramente a fornecedores Externos como exigências e Controles Necessários Pará Processos fornecidos Produtos externamente, Serviços OU, um Fim de Evitar hum Efeito negativo Sobre as SUAS Operações UO na Satisfação do Cliente.

Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.