+55 (11) 2564.7471
ISO 9001 req. 8.5.2 Identificação e rastreabilidade - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 8.5.2 Identificação e rastreabilidade

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

8.5.2 Identificação e Rastreabilidade

Onde necessário para assegurar a conformidade de produtos e serviços, a organização deve usar meios adequados para identificar saídas do processo.

A organização deve identificar a situação da saída do processo com respeito aos requisitos de monitoramento e medição, em toda a produção e prestação de serviços.

Onde a rastreabilidade é um requisito, a organização deve controlar a identificação única da saída de processo e manter alguma informação documentada para preservar a rastreabilidade.

NOTA: Saídas do processo são os resultados de todas as atividades que estão prontas para entrega a clientes da organização ou para um cliente interno (por exemplo, receptor das entradas para o próximo processo); elas podem incluir produtos, serviços, peças, componentes intermediários, etc. 

 

8.5.2 Identificação e rastreabilidade

a) Porque um identificado Ser SAÍDA da Precisa, tal Como OS Requisitos estatutários e regulamentares (Por Exemplo, na Indústria Aeroespacial OU Alimentos);

b) em that fase OU Fases EM UM Processo de Identificação E Feito e Como ISSO e Feito.

Como Razões Para ter identificação e rastreabilidade variar.

Exemplo 1 Na Indústria de Vestuário, materiais fazer MESMO lote corante São normalmente processados Como hum lote Para Evitar Problemas de Incompatibilidade de cor; em hum Serviço de Correio, Uma há necessidade de Manter o Controle de itens Que estao Sendo apanhados e entregues parágrafo Manter OS Compromissos de Entrega e Horários; na FABRICACAO, PODE haver Uma necessidade de garantir that Todas como materias-primas São livres de chumbo UO Que OS Componentes PODEM Ser rastreados de volta à Origem.

Em algumas Indústrias, identificação e rastreabilidade São Requisitos tanto POR regulamento Especificado OU contrato.

Exemplo 2 Na FABRICACAO DE Recipiente de pressao, Que É Comum Para a identificação de hum de material dado um Ser gravado e traçada atraves de Todas como Fases de Fabricação, de MoDo Que o Componente de extremidade PODE Ser o material de rastreada parágrafo inicial.

Os methods de Identificação IRA variar, dependendo da Natureza das Saídas, Por Exemplo: - hum código, título OU Combinação daqueles PODE Ser USADO parágrafo identificar hum contrato OU Ordem de compra; - Um Número de PEÇA OU permanente Marcação OU etiqueta em Uma parte física de Um produto; - Um físico, placa indicando Prestação de hum Serviço, Como um Limpeza Dentro de hum hotel de Visível ,; - Um Sistema de nomeação de Arquivos Para Obter INFORMAÇÕES documentadas Eletrônico.

Onde há hum Requisito Para Ser Capaz de rastrear Saídas, a assegurar that Organização desen como INFORMAÇÕES documentadas Relevantes Sobre o resultado do Processo identificado E mantido e available. ISSO PODE Ser Necessário, Por Exemplo, não Caso de hum recordação de Produto; QUANDO O EQUIPAMENTO de Medição E Encontrado parágrafo Estar Fora de Calibração (ver ISO 9001: 2015, 7.1.5.2); nd Investigação de Não-conformidades de Processos, Produtos e Serviços, OU Como resultado de Requisitos legais implementadas regulamentares Ou (that administravam hum Determinado Medicamentos Controlado em hum hospital, Por Exemplo).

ISO 10007 Dá Mais Conselhos Sobre Gerenciamento de configuracao.

A intenção da Presente Secção E o de assegurar Que a Propriedade Que NÃO Pertence à Organização, mas that ESTÁ soluçar Controle da Organização, Esta protegida.

Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.