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ISO 9001 req. 8.7 Controle de nçao conformidades de saídas de processos, produtos e serviços - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 8.7 Controle de nçao conformidades de saídas de processos, produtos e serviços

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

8.7 Controle de Não Conformidades de Saídas de Processos, Produtos e Serviços 

A organização deve assegurar que as saídas de processo, produtos e serviços que não estejam em conformidade com os requisitos, sejam identificadas e controladas para evitar seu uso ou entrega não intencional.

A organização deve tomar as ações corretivas apropriadas, com base na natureza da não-conformidade e seu impacto sobre a conformidade de produtos e serviços. Isso se aplica também, para produtos e serviços não-conformes detectados após a entrega dos produtos ou na prestação do serviço.

Conforme o caso, a organização deve tratar as saídas não-conformes de processo, produtos e serviços, em uma ou mais das seguintes formas: 

a) correção

b) segregação, acondicionamento, devolução ou suspensão de fornecimento de produtos e serviços

c) informar ao cliente

d)   obter autorização para:

- uso "tal como está"

- liberação, continuação ou re-fornecimento de produtos e serviços

- aceitação sob concessão

Onde saídas não-conformes de processos, produtos e serviços são corrigidas, a conformidade com os requisitos deve ser verificada. 

A organização deve manter informações documentadas das ações tomadas em saídas não-conformes de processos, produtos e serviços, incluindo qualquer concessão obtida e sobre a pessoa ou autoridade que tomou a decisão sobre o tratamento da não-conformidade.

8.7.1 A intenção Desta subseção E Evitar Que a Entrega NÃO intencional UO o Uso de Não-conformidade

Saídas (EM TODAS como Fases de Produção e Prestação de Serviços).

QUANDO Uma SAÍDA Não-Conforme E Determinado, um desen Tomar Organização como Medidas adequadas de base com nenhum Seu Efeito Sobre a conformidade do Produto e Serviço. Acções IRA variar de according com a Natureza da SAÍDA NÃO Conforme tal Como notificar o Cliente QUANDO UM Problema de Segurança OU funcionalidade E Determinado, em Comparação com hum Problema menor, Que É determinada Durante a Produção that PODE Ser corrigido Antes do Parto.

Existem Diferentes Maneiras de lidar com como Saídas de Não-conformidade. Para ISO 9001: 2015, 8.7.1, balas a) ad), a Organização PODE USAR Uma Abordagem Que se aplică Mais fazer that UM DOS seguintes methods:

a) Corrigir um NÃO conformidade atraves de Reparação OU retrabalho, OU, nenhuma Caso de hum restaurante, Por Exemplo, determinando that uma Refeição errada foi Preparado e fornecendo o Correto Antes da Entrega;

b) a segregação, a contenção, o retorno UO uma Suspensão do Fornecimento de Produtos e Serviços; Organizações devem assegurar Que OS Produtos e Serviços estao claramente identificados, um Fim de Evitar a SAÍDA NÃO SEJA Conforme inadvertidamente fornecida ao Cliente; Isto É poderia Incluir Algum tipo de etiqueta UO Localização física;

c) informar o Cliente com base de na Gravidade dos Requisitos de SAÍDA Ou de Clientes Não-conformes; ISSO poderia Ser Que o Cliente POSSA Tomar Medidas, se um SAÍDA NÃO Conforme TEM

Já were entregues UO parágrafo Dirigir a Organização, Como O Que Ações São Necessárias; Exemplos de ações a Serem Tomadas com OS Clientes incluem:

- Lembra (Por Exemplo, devido a Questões de Segurança, Como uma Composição incorreto de hum Medicamento);

- Suspensão OU Retirada de Produtos UO Serviços afectados (Exemplo POR, devido a Rotulagem de Produtos Alimentares incorretos com Relação à durabilidade UO um Preço incorreto em hum Catálogo OU incapacidade de fornecer UM SERVICO, Conforme descrito);

- Re-Processamento; - Eliminar OU Recolher uma Não-conformidade de um hum Nível aceitável Acordado; - Remoção de Não-conformidade do Processo inteiramente;

d) como vezes, Obter um exigido autorização soluço Concessão poderia Ser (Autorizada tal Concessão poderia Ser concedido POR uma pessoa NA ORGANIZAÇÃO, Como hum engenheiro OU supervisor, OU cabelo Cliente); Se ESSE Controlo NÃO E Possível e, dependendo da Natureza da Não-conformidade, um according PODE Ser alcançado com o Cliente Para permitir Que o PRODUTO Não-Conforme UO Serviço um USADO ser (Neste autorização Situação DEVE Ser dado Pela pessoa adequada (s) OU, SE for o Caso, o Cliente).

QUANDO uma Não-conformidade de SAÍDA E corrigido APOS ELE E detectado, DEVE ELE Ser verificada. ISSO PODE Incluir uma Inspeção de Um produto corrigidos OU VerificAR o Desempenho DEPOIS de Uma Rectificação E Feita a hum Processo de Prestação de Serviços.

No Caso dos Processos de Prestação de Serviços Que envolvam diretamente o Cliente, a SAÍDA NÃO Conforme Só poderia Ser detectado Como o Serviço Prestado E, OU DEPOIS imediatamente. A intenção do Requisito de Tomar Medidas adequadas AINDA se aplică, Por Exemplo, fornecendo o Serviço Novamente, corrigindo Resultados indesejados OU Compensar o Cliente. Um Exemplo PODE Envolver Uma companhia aérea Prestação de Assistência, Alimentos e / ou Alojamento Como resultado de hum atraso de Vôo, comeu Que o Vôo E Capaz de afastar UO Até Que o Passageiro foi refeita em Outro VOO.

Sempre Que seja Necessário Tomar OUTRAS Medidas (Por Exemplo, parágrafo responder Às Queixas e Prevenir a reincidência) OS Requisitos da Ação Corretiva DEVE Ser Aplicado (ver ISO 9001: 2015, 10.2) .

8.7.2 A intenção Desta subseção E garantir Que a Organização mantém como Informações relativas À documentados:

a) A Produção Não-conformes, em TODAS como Fases de Entrega de Produção e de Serviços;

b) como Medidas Tomadas Para Corrigir como Não-conformidades;

c) Como PESSOAS Que Tem uma Responsabilidade de aprovar a Libertação de Produtos OU SERVIÇOS Não-conformes.

Retenção de Informação documentada PODE Ajudar a garantir que: OS Processos São Melhorada e otimizada; corrigidos INSTRUÇÕES de Trabalho, Processos e Procedimentos São detalhados parágrafo OSU futuro; Informação e comunicada Às PESSOAS Relevantes, tanto na Organização e externamente (ver ISO 9001: 2015, 8.2.1). This information documentada TAMBÉM PODE Ser USADO Como Uma base de Pará de Análise de Tendências EM conformidades.

A DEVE Organização assegurar Que a Informação documentada retidos inclui Detalhes de Não-conformidade, como Medidas Tomadas Para Corrigir, mitigar OU Comunica-lo, quaisquer Concessões obtidas (Por Exemplo according com o Cliente Que o PRODUTO OU Serviço PODE Ser Utilizado, apesar de Nao conformidade) e that autorizou como nas Acções empreendidas.

Exemplos de Informações documentadas PODEM Incluir: - Bancos de Dados com INFORMAÇÕES Sobre as Saídas Não-conformes; - Completado Formas Que São retidos com o PRODUTO;

- O Sistema de Produção Que mantém INFORMAÇÕES Sobre o Fornecimento dos Produtos e Serviços; 


- Aplicação Móvel. 


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