+55 (11) 2564.7471
ISO 9001 req. 10.2 Não conformidade e ação corretiva - Q-MAX DO BRASIL - Auditoria, Assessoria e Capacitação

ISO 9001 req. 10.2 Não conformidade e ação corretiva

Gisberto Werninghaus  |  ISO, Nova ISO, 9001:15  |  terça-feira, 7 de julho de 2015

10.2 Não-conformidade e Ação Corretiva 

10.2.1 Quando uma não conformidade ocorre, inclusive as oriundas de reclamações, a organização deve: 

a) reagir a não conformidade, e conforme aplicável: 

1) tomar medidas para controlar e corrigi-la

2) avaliar as consequências

b) avaliar a necessidade de ação para eliminar a causa (s) da não-conformidade, a fim de que não volte a acontecer ou ocorrer em qualquer lugar, através de: 

1) análise da não-conformidade

2) determinação das causas da não-conformidade

3) determinação da existência de não conformidades  semelhantes, ou potenciais ocorrências

    c) implementar todas as ações necessárias; 

d) avaliar a eficácia das ações corretivas tomadas

e) fazer alterações no Sistema de Gestão da Qualidade, se necessário

As ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não conformidades encontradas. 

NOTA 1: Em alguns casos, pode ser impossível eliminar a causa de uma não conformidade. 

NOTA 2: Ação corretiva pode reduzir a probabilidade de reocorrência a um nível aceitável. 

 

10.2.2 A organização deve manter a informação documentada, como evidência: 

a) da natureza das não-conformidades e quaisquer ações subsequentes executadas

    b) dos resultados de qualquer ação corretiva.

 

10.2 e Medidas Não-conformidade correctivas

10.2.1 A intenção Desta subseção E garantir Que a Organização Administra Não-conformidades, e

Ações IMPLEMENTAÇÃO corretivas, de forma adequada.

QUANDO Uma NÃO conformidade ocorre (incluíndo OS decorrentes de Queixas, A Partir de Saídas Não-conformes identificados [ver ISO 9001: 2015, 8.7]; Problemas Que surgem A Partir de Provedores Externos OU OUTRAS contraditório interessadas Relevantes; OS Resultados da auditórios, uo OS Efeitos das Mudanças nÃO planejadas), um desen Organização Tomar Medidas Para Investigar O Que deu Errado, parágrafo Corrigi-lo, se Possível, e parágrafo Evitar Problemas semelhantes não Se repitam no futuro. A Organização DEVE PROCURAR Eliminar Definitivamente como Causas e Efeitos OS consequentes de Problemas Que poderiam ter hum Impacto negativo Sobre a SUA:

a) Resultados; b) Produtos, Serviços, Processos UO Sistema de Gestão da Qualidade; c) a Satisfação dos Clientes. As Fontes potenciais de Não-conformidades e Tipos de Não-conformidades incluem, mas NÃO estao limitados a: - Resultados da auditórios OU interna externa (ver ISO 9001: 2015, 9.2); - Resultados da Monitorização e Medição (Exemplo POR, Inspeção, PRODUTO OU Defeitos de Serviços); - Saídas Não-conformes (Veja ISO 9001: 2015, 8.7); - Reclamações de dos Clientes; - De: Não conformidade com OS Requisitos Legais e regulamentares; - Problemas com Provedores Externos (Exemplo POR, No Tempo de Entrega, Inspeção de recebimento); - Problemas de Empregados identificados (Por Exemplo, atraves de Caixas de Sugestões);

- OBSERVAÇÕES de hum superiores OU pessoa Responsável UO de Processo patrulhas;

- Reclamações de garantia.

A Organização DEVE Medidas Tomar parágrafo Controlar UO Corrigir QUALQUÉR NÃO conformidade. ISTO PODE sor conseguido POR Conter o Problema, enquanto como Investigações continuam. Por Exemplo, um Organização PODE ENTRAR precisar em Contato com Clientes OU fornecedores Externos parágrafo Torna-los cientes de Uma NÃO conformidade e fornecer INFORMAÇÕES Sobre os Efeitos potenciais OU reais Sobre o PRODUTO OU fornecido Serviço Prestado.

Ao avaliar como Medidas Necessárias Para Uma NÃO conformidade a Organização poderia considerar that PODE Casos haver em Que a causa de Eliminados SER Uma NÃO conformidade NÃO PODEM, ISSO POR, a Organização DEVE considerar Tomar Medidas Para Ser Capaz de detectar e Minimizar OS Efeitos da NÃO -conformidade se fosse um ocorrer Novamente.

A Organização DEVE rever e analisar Uma Não-conformidade Para determinar SUA causa e se ELE Existe em Outro Lugar, OU E provável Que volte a ocorrer OU potencialmente ocorrer em Outro Processo e / ou parte da Organização. A DEVE Organização determinar a Extensão das Ações Que precisam Ser Tomadas, base com nenhum potencial Efeito da Não-conformidade. A Organização DEVE implementar quaisquer Acções Necessárias com Avaliação de base nessa. Isto É poderia sor conseguido atraves da utilização de Vários methods, Tais como, mas NÃO limitados a: Análise de Causas; Oito disciplinas (8DS) Resolução de Problemas; Método 5-por; FMEA; Ou de causa e Efeito-Diagramas de Análise.

A DEVE Organização Rever a eficacia das Ações corretivas, confirmando (atraves de Provas) that como Ações were implementadas OU correcção Tomadas e Como resultado Não-conformidades NÃO retornou. ISTO PODE sor conseguido atraves da Observação do Desempenho dos Processos OU rever como Informações documentadas. Um Fim de assegurar Que uma Aplicação Eficaz PODE Ser verificado, a Organização DEVE permitir that Uma Quantidade adequada de ritmo parágrafo Passar, as antes de analisar como Medidas Tomadas; ISSO vai variar dependendo das Necessidades de Complexidade e de Recursos (Por Exemplo, Equipamentos de compras de capital) das Ações Necessárias Para resolver um NÃO conformidade.

A DEVE Organização determinar se OS Efeitos de Medidas correctivas Tomadas em Uma área poderia potencialmente causar Efeitos adversos em Outra área da Organização, e Planejar como Ações de mitigação Necessárias, as antes da Implementação.

Apos a Avaliação das Acções correctivas, a Organização DEVE considerar se há Riscos OU Oportunidades Que Não foram fixados anteriormente, or se como ações As parágrafo Riscos e Oportunidades Não foram tratadas de forma Eficaz Durante o Planejamento (ver ISO 9001: 2015, 6.1). Como atualizações devem Ser Feitas Pará ESSE Planejamento, Necessário Conforme.

Ao Tomar Medidas Para resolver a causa de Uma NÃO conformidade, a DEVE ter Organização also em consideração a necessidade de Mudanças Nos Processos Dentro do Sistema de Gestão da Qualidade.

 

10.2.2 A intenção Desta subseção E garantir Que a Organização mantém como INFORMAÇÕES documentadas de MoDo a fornecer Provas de that um Rectificação OU Ação Corretiva foi concluída, Conforme Necessário.

A Organização must reter a Informação documentada adequada parágrafo Mostrar O Que Ações de Correção OU corretivas were Tomadas, incluíndo Detalhes relativos à NÃO conformidade (Por Exemplo, declaração Não-conformidade, a Gravidade da NÃO conformidade, Análise de causa raiz, Rectificação PLANEJADA e Ação Corretiva); Exemplos incluem Formas de Ação Corretiva OU Bancos de Dados.

A Organização TAMBÉM DEVE reter a Informação documentada dos Resultados de QUALQUÉR Ação Corretiva Tomada. Isto É poderia Incluir Elementos de prova Demonstrando como Ações Como Coleta de Dados, Análise, Relatórios, como alterações Feitas à Informação documentada, o Desempenho ea eficacia do Sistema de Gestão da Qualidade.

Q-MAX DO BRASIL
+55 (11) 2564-7471
Criação:
Desenvolvimento:
© 2015 Q-MAX DO BRASIL. All Rights Reserved.